99 processa Keeta por violação de marca e concorrência desleal
- ferraresicastelo
- 23 de set. de 2025
- 2 min de leitura
A 99, da chinesa DiDi Global, entrou com uma ação na Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado de São Paulo contra a concorrente Keeta pelo que chamou de “violação de marca registrada e concorrência desleal”,
O processo cita a semelhança nos elementos visuais da 99 e da Keeta, como a cor amarela, os elementos gráficos e o estilo de fontes.
A 99 afirma no processo que a Keeta, da gigante de delivery chinesa Meituan, estaria “se aproveitando de toda a estrutura visual” da plataforma para “catapultar sua atuação comercial” no mercado brasileiro. O processo cita a semelhança nos elementos visuais da 99 e da Keeta, como a cor amarela, os elementos gráficos e o estilo de fontes.
A ação também pede a abstenção na utilização de elementos distintivos do serviço oferecido pela 99, incluindo a combinação de cores amarelo e preto, o estilo de fontes e o propósito da marca, voltado à entrega de comida, além de quaisquer pedidos de registro de marca que contenham “elementos que reproduzam ou imitem indevidamente os registros de marca e a configuração visual dos serviços prestados pela 99 por meio de sua plataforma 99Food” perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Por outro lado, a Keeta afirma que a 99Food estaria celebrando contratos com redes de restaurantes prevendo a proibição de sua contratação, o que chama de “cláusula de banimento”. A Keeta alega que já há indícios de que cerca de 100 estabelecimentos foram abordados pela 99Food, que teria oferecido R$ 900 milhões para que as restrições fossem aceitas.
A Keeta ainda obteve uma liminar na Justiça de São Paulo para que a 99Food pare de usar seu nome em pesquisas de entregas no Google, prática conhecida como Black Hat SEO.










Comentários