Juros de mora nos danos morais extracontratuais
- ferraresicastelo
- 16 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
Juros de mora nos danos morais extracontratuais incidem desde o evento danoso.
A 3ª turma do STJ aplicou em indenização por dano moral no valor de R$ 40 mil os juros a partir do evento danoso na responsabilidade extracontratual.
Muitos Tribunais em casos como os de danos morais arbitrar juros desde o arbitramento ou, subsidiariamente, desde a citação, o que, na prática, reduz significativamente o valor a ser recebido pela vítima ao final do processo.
Com esse entendimento, aplicou o enunciado da súmula 54 , que estabelece que “os juros moratórios fluem a partir do evento danoso, em caso de responsabilidade extracontratual”. A Corte Superior ainda reconheceu haver controvérsia nos tribunais de segundo grau em relação aos juros de mora na indenização por dano moral, pois inúmeros julgados fixam a data do seu arbitramento como termo inicial.
Segundo o entendimento consolidado, entretanto, o marco inicial dos juros tem relação com a origem do ato ilícito, absoluto ou relativo.
O Relator explicou que nos atos ilícitos relativos, a mora deriva, em regra, de um inadimplemento negocial, por isso o início dos juros é a data da interpelação do devedor (mora ex persona) ou o advento do termo (mora ex re).
Já nos atos ilícitos absolutos, ou seja, extracontratual, que não deriva de um contrato ou negócio, a mora deriva automaticamente da própria ocorrência do evento danoso.
Processo: REsp 1.479.864
Ferraresi Castelo Advogados Especialistas em São Paulo Comentar Enviar por e-mail
Yorumlar